sexta-feira, 20 de julho de 2012

TV medíocre

Boa noite,

há um tópico que vez ou outra é motivo discussões em fóruns, redes sociais e até mesmo no youtube e hoje é a vez do Papo Perspicaz, o interessante é que navegantes de todas as faixas etárias participam de um debate sobre a mediocridade da televisão aberta e, recentemente, da fechada.

Não é necessário ser um expert nem ter muita idade para perceber o quanto de tempo que perdemos para achar um canal que nos satisfaça e quando não encontramos, a cultura de sempre 'setarmos' a rede Globo nos faz tomar esse canal como segunda opção.

É normal os canais abertos serem medíocres, me atrevo a dizer que é cultural. Vejamos as produções dos nossos canais abertos que são... novelas, novelas e... novelas. Tá, no começo e no fim do ano a Rede Globo lança as mini-séries de qualidade semelhantes as ditas cuja, o único seriado com um pouco mais de qualidade foi "Rei Davi" (Rede Record). Os queridos leitores já devem ter ouvido falar que o Brasil é o país que mais produz as novelas, e logo depois o México, e isso é ruim? Sinceramente não. O ruim é que nossa produção televisiva não passa disso, filmes de qualidade, seriados com uma trama mais elaborada e entretenimento não existe em nosso país.

Quantos filmes e/ou seriados brasileiros ganharam prêmios internacionais recentemente? O que chegou mais perto foi Tropa de Elite e não ganhou. O que falta? Atores? Criatividade? Um pouco de cada, eu respondo. Um elenco reservado com relativas aparições na tevê e uma trama que identifique um pouco o Brasil e seu povo.

Comparações aqui com novelas estão totalmente descartadas, há pouquíssimos negros, sempre há alguém rico demais e protagonistas (que são as vítimas, vale salientar) que possuem uma vida meio que perfeita com exceção daquele(a) que quer destruí-la. Ops... acabei de contar a fórmula do sucesso. Bom, vocês acham realmente que isso representa o povo brasileiro? Falta reflexão. Acredito que há apenas um ator que se enquadre no descrito anteriormente que é o "Rodrigo Santoro", aparecer demais mancha a imagem e ele sabe disso, quantas novelas ele fez nos últimos 3,4 anos? Nenhuma. Os outros atores famosos tem mais novelas que eu tenho de idade, não causam tanto impacto quando os vemos na TV, inconscientemente, pensamos "ele/ela de novo...".

Apesar da falta de investimento em boas produções na TV aberta, a TV paga pode até ser uma saída para  alguns, contudo muitas vezes deixam a desejar. A mediocridade chegou lá também. Quem possuía a TV a cabo no começo dos anos 2000 notava a qualidade dos programas e frenquentemente lembram como já foi bom, há alguns boatos na internet informando o motivo da queda de qualidade, um deles é de que a audiência desses canais passou a ser medida, consequentemente, um briga entre as emissoras começou a fim de conseguir mais e mais anunciantes em detrimento das atrações. Existem outras como a questão da venda de produtos que é inversamente proporcional a audiência e as empresas querem ter ambos (boa venda e audiência), algumas até conseguem, misturando boas atrações (leia-se alto investimento), consequentemente,  alta audiência. De um modo geral, as emissoras querem baixo custo em suas produções e alta audiência.

Algo que me chamou atenção recentemente é o fato de que até os programas para crianças perderam sua qualidade, não vemos desenhos com alguma história ou lição de moral para nossos pequenos, não me admira que as crianças estejam tão precoces hoje em dia. Os desenhos japoneses que antes eram uma febre, foram extintos da TV aberta (com exceção de Pokemon na Rede TV) e estão em processo na TV paga. Uma pena.

Para finalizar, sabe o que podemos fazer agora para termos alguma mudança em um futuro próximo? Desligar a televisão e abrir um livro.

Por Dan



Nenhum comentário:

Postar um comentário