sábado, 2 de março de 2013

Distribuição setorizada nos mangás


Boa noite fãs de mangás.

Entendo que alguns títulos só dão retorno esperado se a distribuição for feita em locais com maior procura, e só depois com os de menor. O problema aparece quando há um grande intervalo de tempo na distribuição entre esses locais.

Fonte: Portallos

Sou um colecionador de mangás (cerca de 12), moro em uma cidade da fase 2 e descobri como funciona o sistema de distribuição setorizado. Há uma diferença fixa de 3 volumes entre os mangás lançados no eixo SP-RJ e o resto do Brasil, de modo que os títulos mensais demoram 3 meses para chegar aqui, os títulos bimestrais 6 (!) meses e os trimestrais 9 (!!) meses e os mangás em pausas, só Deus sabe quando chegam.

Exemplificando, o volume 1 de um dado título só chega quando o volume 4 sai em SP-RJ.

Como não sou tão paciente para esperar meio ano ou mais por um mangá, eu os compro pela internet ou nem chego a comprar, por isso minha coleção é composta basicamente de mangás de distribuição nacional.

Abaixo vai a lista de mangás (que eu sei) cuja distribuição é nacional:

07- Ghost -                                                    PANINI
20th Century Boys -                                      PANINI
Air Gear -                                                       PANINI  
Dragon Ball -                                                 PANINI
Fairy Tail -                                                     JBC
Hitman -                                                         NOVA SAMPA
Ikkitousen -                                                    NOVA SAMPA
Monster -                                                       PANINI
Naruto Pocket -                                             PANINI
Old boy -                                                       NOVA SAMPA
One Piece (ambas edições) -                      PANINI
Resident Evil Biohazard Marhawa Desire - PANINI

Podem haver mais mangás nessa lista (como os da NewPop e algum outro da Panini), mas percebam que todos os lançamentos da Nova Sampa tem distribuição nacional e só há 1 da JBC com essa distribuição.

Olhando para os mangás da Panini, percebemos que todos tem uma certa fama e/ou passado o que pode justificar a escolha dessa distribuição. Com exceção de 07-Ghost todos os outros mangás foram bem avaliados por sites especializados, não que isso indique alguma coisa.

Para quem sempre está de olho nos lançamentos de mangás deve ter percebido que a maioria dos mangás da JBC tem periodicidade mensal, os da Panini, bimestral, isso significa que os mangás com distribuição setorizada, demoram, respectivamente, 3 e 6 meses para chegar nas cidades da Fase 2. Obviamente, os mangás mensais da editoria italiana também demoram cerca 3 meses para chegar por aqui (ex: Beelzebub).

Podemos pensar em vários motivos que levam as editoras a escolherem a distribuição setorizada, por um lado temos, a maximização das vendas por impressão de "poucos" volumes, assim os que sobrarem são levados para as cidades da fase 2. 

Esse tipo de distribuição é uma faca de dois gumes, deve funcionar muito bem para títulos mensais, mas deve ser um problema para títulos bimestrais e trimestrais já que a demora pode causar uma queda acentuada nas vendas. Uma vez que pode deixar o leitor confuso, perdido e cansado de esperar ou procurar o título, o que é perfeitamente normal em um mundo globalizado com informações em tempo real.

Por outro lado, um mangá com grande potencial de vendas pode ter um resultado ainda melhor com a distribuição nacional visto que o Brasil não se resume a SP-RJ, os resultados a nível nacional podem superar e muito um setorizado.

Bom, é isso. Apesar desse pequeno texto ser baseados em mangás, as HQs também seguem esse mesmo esquema.

Fui.

Obs: Adicionado Air gear na relação de mangás com dist. nacional.

5 comentários:

  1. Tô fudido então né ... vou ter que esperar até o final do ano quase pra edição 2 bimestral de Novos Titãs da Panini , que dizem que saiu na última semana de agosto , já é dia 2 de setembro e nada e é setorizada. Eu por exemplo consegui comprar outras HQs da panini da DC , que estão em distribuição nacional , pois chegaram bem rápido, e consegui até comprar edição do mês anterior que já era pra ter acabado. Mas eu pensei que a distribuição setorizada não atrazasse tanto, porque eu também coleciono Jovens Titãs da abril que é setorizada e chegou bem rápido aqui no meu bairro. Então assim , fica difícil porque no site da panini diz que a edição que eu to querendo tá sendo vendida nas bancas como ponto de venda e nas comic shops também , eu gostaria muito que tudo aquilo que eu gosto de ler viesse pra distribuição nacional , porque não tem nem como eu saber quais são as regiões escolhidas da distribuição setorizada , até porque as edições bimestrais não tem como encontrar as edições anteriores porque é óbvio que mesmo se tivessem sido publicadas já teriam acabado...To vivendo uma fase boa e ruim ao mesmo tempo , boa porque muita coisa saiu das comic shops e voltaram pras bancas , e ruim porque demoram um ano pra chegar se é que vão chegar. Então como vc disse as HQs também seguem esse mesmo esquema , e eu sou a prova viva disso ,o jeito é continuar procurando e...boa sorte com os mangás. "Fui."

    ResponderExcluir
  2. Entendo perfeitamente sua situação, é complicado mesmo. Sugiro fortemente, você realizar suas compras por alguma loja online.

    ResponderExcluir
  3. Tá aí uma outra coisa que eu detesto mais ainda do que comic shop , é comprar pela internet. Nunca fiz isso nem pretendo fazer, tava tudo tão bem até cancelarem os mixes mensais.

    ResponderExcluir
  4. O jeito é comprar online, fazer o quê né...

    ResponderExcluir
  5. O problema é que fica pouco tempo na fase 2 ae posteriormente volta para a fase 1, se é assim faça a fase 1 nacional e a fase 2 o resto setorizado -.-

    ResponderExcluir