sábado, 29 de dezembro de 2012

Code Lyoko 18

Olá pessoal,

Já está disponível no legendas.tv a legenda do episódio 18 de Code Lyoko. Próxima semana também teremos 2 legendas, então fiquem atentos.

Nota: Quem já assistiu ou vai assistir o episódio notou/notará que há no começo e no fim do episódio algumas falas referente à músicas francesas e americanas.  Tive que alterar algumas palavras e até omitir outras para deixar coerente as falas e com a certeza de quem quer as leia entenderá o que foi dito e o sentido desejado.

Até mais.

Code Lyoko 17

Olá pessoal,

Passando para avisar que a legenda do episódio 17 já está disponível no legendas.tv. Ainda hoje sai a legenda do episódio 18 (só não sei se vai ser autorizada =P).

Té mais.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Code Lyoko 16 AT

Olá pessoal,

Deixando de presente de Natal a legenda do episódio 16 que já foi postada no legendas.tv, aguardando apenas a autorização.

Até a Sexta-feira (28/12) com a legenda 17 e provavelmente, no Sábado (29/12), a legenda 18.

Até mais.

Atualização: como o legendas.tv ainda não autorizaram as legendas, cliquem AQUI e baixem pelo 4shared.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Code Lyoko 15 AT

Olá pessoal,

Passando para avisar que já foi postado no legendas.tv a legenda do episódio 15 da animação Code Lyoko. Lembrando que ainda falta autorizarem. Caso queiram baixar pelo 4shared, cliquem nesse link AQUI.

Baixem e aproveitem. Amanhã tem a legenda do episódio 16.

Até lá.

Atualização: Desculpem pessoal, mas a legenda do episódio 16 ficará para Segunda.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Já ouviram falar em Gantz?

Boa noite pessoal,

Já ouviram falar em Gantz? E no filme? Não? Sim?

Todos nós sabemos como funcionam os filmes americanos, efeitos especiais, clichês, adaptações, etc. Mas e os filmes japoneses? O que eles tem de especial?

Bom, primeiramente, só o fato de não ter sido produzido com o aval de Hollywood já é uma grande coisa e qualquer coisa diferente dos remakes e da exploração dos personagens de quadrinhos em filmes é bem-vinda. Não estou dizendo que os filmes de super-heróis são ruins, alguns são bons, mas cansam um pouco. 
Segundo, quando os japoneses querem algo, ao lado de um razoável orçamento (é claro), eles conseguem fazer um filme espetacular.

Quem já leu/assistiu e gostou de Death Note, sabe muito bem que não é uma típica história shonen (Lutas!!!! MORRA SEIYA), é um história que gira em torno de uma ideia e suas consequências, sem dúvida alguma, se tornou um sucesso, rendendo até filmes e light novels. 

Mas já pensou se pudessem juntar as lutas (quebra pau!) de uma típica história shonen e mais uma ideia bem trabalhada? 

Essa foi a fórmula do filme de Gantz, o primeiro ficou parecido com a história original do mangá, apesar de não o seguir 100%, o que, de fato, é algo bom, quem iria assistir um filme já sabendo do final? E foi exatamente o final que me impressionou, mais especificamente as opções que são dadas ao personagem no momento em que se chega ao 100 pontos (spoiler!).

Quando acabei de assistir o primeiro filme, já fui logo assistir o segundo, Gantz - Perfect Answer (Resposta perfeita - em tradução livre). Se o primeiro filme foi bom em se tratando de efeitos especiais, o segundo simplesmente foi perfeito, a cena do metrô foi uma das melhores que já vi. Além de melhores efeitos especiais, a história do segundo é mais elaborada e, a princípio, é mais complicada de entender (principalmente, se a legenda não colabora muito), então fiquem atentos a cada fala.

Falando um pouco sobre os personagens, de um modo geral, todos interpretaram os seus personagens muito bem, até mesmo o personagem mais mala e ingênuo (que todos gostam, não sei o que é isso), Masaru Katou, teve uma boa interpretação. A obra como um todo, filme, animê e mangá só não é melhor porque todos veem o Katou como um ideal, como alguém a se alcançar. E não acho que isso seja um atrativo para o filme.  

Bom, para finalizar, o final responde as perguntas deixadas no primeiro filme e no segundo. Recomendo que assistam, principalmente, porque é um filme fora do mainstream americano. Divirtam-se e sejam feliz.

Até mais e Feliz fim de mundo.

Datas

Olá pessoal,

Só para deixarem vocês informados, a legenda do episódio 15 de Code Lyoko sairá sábado (22/12) e a do 16 sairá Domingo (23/12).

Vou postar também no 4shared. Então fiquem atentos.

Até mais.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Code Lyoko 14

Olá pessoal,

Passando para avisar que a legenda de Code Lyoko 14 já está no legendas.tv. A legenda foi postada quinta-feira e autorizada ontem à noite.

Lembrando que próxima semana tem 2 legendas (a do 15 e 16). Além disso estou preparando um texto falando da 5ª temporada e que eu pretendo legendar, mas só depois que sair a versão em inglês.

Bom, até lá.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Novos animês no Netflix

Olá pessoal,

Todo começo de mês há lançamentos no serviço de aluguel de filmes Netflix e a sessão de animês vem sempre recebendo lançamentos bons e ruins (pelo menos nesses últimos meses). Em termos de novidades, de um modo geral, esse mês foi muito melhor do que o anterior e o quesito animês não ficou atrás.

Foram 4 animações sendo 3 séries e 1 filme:

Séries: Mars the terminator, Zero - o guerreiro cósmico, Shooting Starlets Musumet

Filme: Wonderful Days

Todas as séries foram exibidas pelo finado Animax e o filme vez ou outra passa nos canais da família HBO. Para ser sincero com vocês, nunca ouvi falar de Mars - the terminator nem de Zero - o guerreiro cósmico, mas de Musumet e Wonderful Days sim. Musumet é relativamente conhecido e pode ser considerado um dos melhores animês que passaram no Animax (em um top 20, top 10 não) já Wonderful Days é uma animação mais séria com uma temática futurística e bem interessante mesmo, sugiro a todos que possuem o serviço que assistam, vale a pena.

E para finalizar, a imagem ao lado retirada do fórum OWN com todos os animês do Netflix.

Enjoy it.


Code Lyoko 13

Hello guys,

Primeiramente, desculpem por não ter postado a legenda de Code Lyoko 13, mas hoje está lá no Legendas.tv . Houve alguns imprevistos durante a semana além disso, a tradução foi meio complicada e causou o atraso.

Próxima semana tem a legenda do 14 e na outra teremos, provavelmente, a do 15 e 16 juntas.

Até lá.


domingo, 25 de novembro de 2012

Code Lyoko 12

Olá queridos 3 leitores,

Passando para informar que já foi feita e postada no Legendas.tv a legenda do episódio 12 de Code Lyoko.

Apenas um esclarecimento, a legenda foi feita e postada sexta-feira, mas só foi autorizada Domingo (hoje), não sei o motivo do atraso. Caso aconteça de novo, irei informar a vocês e postar em algum site de upload.

Até mais.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mangás e marketing

Boa noite leitores,

A propaganda é a verdadeira alma do negócio, não é? Quer que seu produto venda um pouquinho? Então divulgue, essa é a lei.

 Hoje venho falar do mangá 20th Century Boys lançado pela Panini que teve mais review que qualquer mangá lançado no Brasil com exceção, é claro, do inalcançável Os Cavaleiros do Zodíaco. Saiu em todos os sítios da blogosfera especializada em Animê e Mangá e, principalmente, da não especializada, sítios de colecionadores, de cultura nerd, de HQ's... A maioria divulgou esse lançamento ao lado de Monster, outra obra muito boa.

Com tanto marketing na internet e todos compartilhando a mesma opinião "É uma obra mais que obrigatória para um colecionador", cheguei a pensar que todos os blogs tinham o mesmo redator, muito improvável pensei. O fato é, adquiri o mangá porque li muito sobre ele, além disso todas referências apontavam o mangá como muito bom. Agora vamos falar um pouco de 20th Century Boys:

A obra (sim, obra!) é boa, coloquei na cabeça, e comprei meu volume, deixando de lado a qualidade física do material, a história parece ser muito boa, há um certo mistério na trama que nos deixa cada vez mais curiosos tanto é que não vejo a hora de comprar o volume 2. Fazendo uma análise à nível de história, podemos dizer que é um mangá diferente e acredito que esse seja seu atrativo: diferente, história madura e sem clichês (pelo menos não encontrei nenhum).

Em outras palavras, é uma boa pedida, comprem e sejam felizes.

E mais uma informação bem inusitada Yakuza Girl e Hitman - Matador por acaso, ambos da editora Nova Sampa, possuem distribuição (pasmem!) nacional.  Interessante, não? Um editora que acabou de entrar no mercado já está lançando seus mangás para o Brasil inteiro, enquanto isso a editora JBC não larga mão da distribuição setorizada, com nacional apenas Fairy Tail. É interessante deixar claro que os últimos lançamentos "bombados" da Panini tem tido todos distribuição nacional (Dragon Ball, One Piece, Monster, 20th Century Boys). Curtam aí.

Até mais.

sábado, 17 de novembro de 2012

Code Lyoko 10 e 11

Hello fellows,


trazendo para vocês as legendas dos episódios 10 e 11 como já havia prometido. Talvez continue nesse ritmo e comece a trazer 2 legendas por semanas, mas por enquanto apenas 1 por semana.

As legendas desses episódios e dos anteriores podem ser encontrados no Legendas.tv. E os episódios em inglês no piratebay .

Até a próxima.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Code Lyoko 09

Boa noite queridos leitores,

Passando para deixar a legenda referente ao episódio 9 da animação francesa Code Lyoko. A legenda já foi postada no legendas.tv, mas ainda não foi autorizada (sim, é necessário). Não se preocupem a autorização não demora tanto tempo.

Espero que gostem desse episódio e lembrando que próxima semana sairão 2 legendas (episódios 10 e 11). Até a próxima.

sábado, 3 de novembro de 2012

Babel II: Beyond Infinity na Netflix

Bom dia pessoal,

Todo começo de mês há uma série de lançamentos no serviço de streaming Netflix como pode ser visto neste link . E temos mais um animê disponível para o Brasil e para variar um pouquinho também fez parte do acervo do Animax, o animê é o Babel II: Beyond Infinity contando apenas com a dublagem em português.

Nunca assisti esse animê, mas com o apoio das sinopses da wikipédia, acredito que talvez seja a melhor animação japonesa recentemente estreada quando comparada, é claro, com os últimos lançamentos.

Há alguns reviews na internet afirmando que a animação original (feita na década 70, se não me engano) foi pioneira na luta entre "bichinhos", logo em seguida surgiu o famoso Pokemon.

Como a série só possui 13 episódios tentarei assisti-la e dar uma nota.

Quando voltamos a questão da expressão de um programa (leia Netflix e animes?), em uma escala de 0 a 5, acredito que esse animê seria de expressão 1. Dessa forma, ainda não é um animê que faça alguém assinar a Netflix no intuito de assisti-lo. Fica a dica a Netflix de tentar "pegar" animês mais conhecidos e, quem sabe, estrear as novas temporadas de Naruto, no momento, só há a primeira lá.

Quem tiver a Netflix, tente dar uma passadinha na área dos animês e assistir pelo menos o primeiro episódio.

Até mais.

Code Lyoko 08

Olá pessoal,

Passando para deixar postado a legenda de Code Lyoko 08 no Legendas.TV. Como já tinha falado semana passada, estou arranjando tempo para tentar lançar duas legendas por semana, contudo, devido a universidade, não vou poder fazer mais de uma por enquanto.

Muito provavelmente na semana 11/11-17/11, vou lançar duas. Então, fiquem ligados.

Flw pessoal.

sábado, 27 de outubro de 2012

Code Lyoko 07

Boa noite pessoal,

passando para avisar que já foi postado e liberado a legenda "Code Lyoko 07" no legendas.tv.

Essa legenda em particular demorou um pouco mais devido alguns problemas pessoais e, portanto, todo o processo de legendagem atrasou.

Estou pensando em abrir um espaço na minha agenda (=P) para legendar mais um episódio, totalizando 2 por semana. Vou analisar.

Até a próxima e aproveitem Code Lyoko.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Rurounin Kenshin pela JBC


Direto de meu e-mail:

"O gerente de conteúdo, Cassius Medauar, o gerente de marketing, Edi Carlos Rodrigues e a assistente da área de conteúdo, Renata Leitão participaram de um bate-papo na 19ª edição do Fest Comix no início da tarde deste domingo, dia 21/10/12.

Na ocasião, eles comentaram sobre os próximos lançamentos da editora, entre eles, o mangá Kenshin, que sairá agora em Novembro.
Rurouni Kenshin está de volta as bancas brasileiras. O Samurai com cicatriz em forma de cruz (que alguns confundem com um X) ganha, agora em novembro, uma nova edição pela JBC, 11 anos depois sair pela primeira vez no país.

Sakura e Kenshin foram os primeiros mangás lançados pela Editora JBC, em 2001. Naquela época os volumes originais japoneses eram divididos em duas edições cada um e muitas adaptações da tradução seguiam os nomes usados no anime. Com isso, ele acabou com o nome pelo qual a série era conhecida na TV e teve 56 edições, sendo um dos mangás de maior sucesso de público e vendas do país, chegando ao seu final em 2003.

Atendendo a vários pedidos dos fãs e leitores, todo o texto foi revisado, readaptando algumas expressões e retraduzindo outras. Além das edições brasileiras serem agora em formato tankobon e em papel off-set, uma determinação do licenciador japonês veio ao encontro da expectativa de muitos leitores e agora o mangá está sendo relançado com seu nome original: Rurouni Kenshin.
 

Rurouni Kenshin foi lançado originalmente entre 1994 e 1999 na revista Shukan Shonen Jump. Encadernado em 28 tankobons, a obra do autor Nobuhiro Watsuki fezmuito sucesso no Japão, onde vendeu mais de 47 milhões de cópias. Adaptado para a TV, tornou-se o anime preferido de muitos fãs."

A cada divulgação e lançamento de novos mangás, fico realmente animando e feliz não apenas em ver esses lançamentos, mas em como nosso mercado de quadrinhos japoneses amadureceu e se tornou sólido. É fato que o mercado cresceu devido a enxurrada de mangás da Panini em meados de 2010, a JBC teve que reagir, reagiu mal no começo, mas parece ter entrado nos trilhos.

Além disso, a prova de que o mercado vem crescendo e amadurecendo é o fato de que outras editoras vem apostando no segmento, como é o caso da editora Nova Sampa cujos mangás devem sair nesses últimos meses ou no próximo ano.

2012 foi o ano dos mangás, tivemos One Piece, Dragon Ball, Card Captors Sakura, Monster, 20th Century Boys,  Nura - A ascensão do clã das sombras, CDZ Lost Canvas Gaiden, Freezing, Soul Eater, Hero Tales, Mad Love Chase, Black Bluter, Resident Evil Biohazard Marhawa Desire e os especiais: Guia de Fullmetal Alchemist e Mashima-en.

2013 está longe, mas duvido que supere 2012, que venham mais mangás e mais dinheiro para comprá-los. =D

O Netflix e animes?

Boa noite pessoal,

tirando o atraso com um post um pouco mais elaborado e cheio de críticas e algumas reflexões, vamos começar com o nosso querido canal extinto Animax:

O Animax foi devidamente enterrado em 2011 (acho que em Maio), há vários sites, blogs e fóruns que discutiram o motivo da descaracterização do canal até a sua morte. Bom, não quero entrar nesse assunto pois é um tanto quanto extenso, vamos ao que interessa. O Animax nos tempos dourados passou animês bons e ruins, alguns tão ruins que chegamos a nos perguntar como é que algum japa conseguiu fazer algo tão ruim, me atrevo a dizer que passou mais animês ruins do que bons lá, um dos motivos da falência do canal e no qual vou focar é: falta de produções populares, boas famosas. Em 2011, o checkmate foi dado e o Animax acabou, os otakus ficaram dependentes de animês na TV aberta e fechada, só sobrou uma saída, a internet com os fansubs tradutores de animês, tudo estaria certo se os dito cujos não fossem ilegais do ponto de vista da distribuição.

Mas, no mesmo ano, apareceu uma luz no fim do túnel para os otakus, o Netflix, um serviço de vídeo sobre demanda que, pásmem, possui animês completinhos em seu catálogo. Mais uma vez tudo estaria certo se os animês fossem populares, bons e famosos. Revendo o catálogo de animês no netflix, só vemos dois animês com tais características, o do ninja loiro "Naruto" (52 episódios) e o do antagonista mais querido dos otakus "Death Note", todos os outros animês do acervo não possuem expressão suficiente.

Mas, para o caso da Netflix, o que significa ter expressão? Significa ser bom ou interessante o suficiente para trazer assinantes. Sabem aqueles animês tão ruins que passavam no Animax? Agora estão na Netflix e são de expressão tendendo a 0. Veja bem, é ótimo que a empresa esteja trazendo novos animês para o catálogo e torço para que traga mais e de todos os tipos possíveis seja seinen, shounen, shoujo, josei, etc. Mas é necessário bons títulos e isso parece está em falta, deem uma olhada no catálogo de animês:


Os animês recentemente inseridos são: Genma Wars, Barom One, Demon Lord Dante, Beast Fighter e Gun Frontier. Com aúdio em português apenas.

Todos foram exibidos pelo extinto Animax. Algo interessante deve ser dito, algumas distribuidoras no intuito de divulgar outros animês menos expressivos só negociam grandes títulos se um, dois (ou um monte) desses menores forem licenciados também, então pode está chegando um grande animê para se incorporar ao serviço ou não, né...

Se a intenção da Netflix é se tornar um serviço o mais completo possível, então é fundamental que se tenha  bons animês. Enquanto isso não acontece é curtir outras produções, criticar os erros e elogiar os acertos.


sábado, 20 de outubro de 2012

Back again com Code Lyoko

Boa noite pessoal,

Voltando a postar depois de algum tempo... Bom, já ouviram falar na animação francesa Code Lyoko? Eu já, e esse "desenho" fez parte da minha infância, por esse motivo não pude deixar passar um torrent que tinha  todos os episódios em inglês dessa fantástica animação. Como todo fã do Google, fui pesquisar na internet os episódios dublados ou legendados e, para minha surpresa, não havia legendas além disso os episódios dublados estavam com uma qualidade baixíssima e, por isso, resolvi tomar a iniciativa e legendar Code Lyoko, são 95 episódios e estou ainda no sexto mas de pouquinho em pouquinho vou chegando...

Nunca legendei nada, mas com a ajuda de vídeos (youtube) já estou quase expert. No meu ritmo atual consigo fazer todo o processo de tradução, sincronização e revisão em, em média, 3 horas e meia. O processo é demorado devido a quantidade de falas que se tem (cerca de 220).

Para quem nunca assistiu Code Lyoko, aqui vai o resumo retirado e traduzido do IMDB:

"Quando um grupo de estudantes descobrem a existência de um misterioso universo paralelo chamado Lyoko, eles encontram um supercomputador que ameaça dominar o mundo."

Uma sinopse simples para uma série grandiosa. Code Lyoko é um desenho animado francês com uma história muito bem elaborada, assim, consegue trabalhar os personagens de maneira bastante interessante. 

No Brasil, Code Lyoko foi exibido até a sua 3ª temporada (possui 4 no total) pelo canal Jetix e logo em seguida indo parar nas madrugadas no Disney XD.

O torrent (ou link magnético) pode ser encontrado no link: 

http://thepiratebay.se/torrent/6355650/Code_Lyoko_Seasons_1-4

E as legendas no site do legendas.tv:

http://legendas.tv/

As legendas sairão semanalmente, geralmente na sexta-feira ou sábado, como não sou muito fã de sites de upload, prefiro colocar no legendas.tv que é mais confiável =D.

Espero que curtam as legendas.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Rurouni Kenshin | Filme de Samurai X será exibido no Brasil

Boa tarde pessoal,

voltando do hiato dos posts com uma notícia bem fresquinha Rurouni Kenshin será exibido no Brasil. De acordo com o OMELETE.COM o filme teve em sua primeira semana mais de 1 milhão de espectadores e a Warner, principal financiadora do filme, resolveu lançar em mais 64 países e o Brasil é um deles, ainda não há informações se o filme será exibido em todas as salas de cinema do país.

Segue o trailer abaixo:





É interessante deixar claro que esse filme só terá esse lançamento mundial pois foi um sucesso no Japão e, em casos normais, isso não aconteceria. 
Sabe, quando for lançado, irei assistir, é uma oportunidade única já que dificilmente vemos filmes orientais em nossos cinemas, além do mais é uma adaptação de um mangá/animê =D.

Para finalizar, criado por Nobuhiro Watsuki, a série conta a história de Kenshin Himura, o espadachim andarilho que jurou usar sua espada para a vida e se recusava a matar quem quer que fosse, enquanto reparava a injustiça no Japão da Era Meiji.

Fonte: Omelete

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Review! Solanin

Boa noite pessoal,

hoje é sexta-feira e nada melhor do que falar de Solanin, mangá pouco conhecido, mas que chamou atenção na época de seu lançamento por motivos que irei discutir ao longo do texto. A obra possui dois volumes, é assinada e desenhada por Inio Asano e foi publicada pela editora L&PM sobre o selo L&PM Pocket Mangá.

Quando soube da notícia de que uma editora além das tradicionais iria trazer um mangá, me fez refletir em como o nosso mercado de mangás cresceu, é sabido que desde 2010 nossas bancas estão infestadas de mangás, ocupando tanto espaço quanto os quadrinhos americanos, isso mostra que a cultura japonesa pode ter desaparecido da tevê, mas continua nas bancas e cada vez mais forte. Algo que a princípio me incomodou em relação a Solanin foi o preço (cerca de R$ 15,00), bem acima do praticado pela JBC ou Panini, mas logo esse sentimento desapareceu, a qualidade do material é muito superior a das editoras especializadas em mangá, folhas branquinhas e qualidade na impressão são apenas algumas características da edição.

Um mangá sendo lançado por uma editora com pouca (ou nenhuma) experiência no mundo dos mangás tem que ter além da qualidade uma história interessante e a L&PM acertou em cheio. Solanin conta a história de um casal de namorados que põe um fim na vida de assalariados e concentram-se em realizar seus sonhos de música e liberdade, fazerem o que gostam. Diferente da maioria das histórias, Solanin não possui um final feliz, mas sim um otimista. É interessante deixar claro que a obra procura ser o mais verossímil possível, então o final ideal e perfeito, o casal conseguir realizar seu sonho, está fora de cogitação e é isso que torna a história tão interessante, os imprevistos, os fatos, a realidade, a pressão, tudo isso o autor consegue inserir na obra.


Para finalizar, Solanin é um mangá  recomendado para todas as idades, merece ser comprado, para quem gosta de histórias em um estilo mais adulto, mais sério, não irá se arrepender. E para os que nunca tiveram contato com uma obra Seinen, Solanin é uma boa pedida.

Por Dan

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

NEWS! Diablo III Free

Olá pessoal,

é isso mesmo, Diablo III Free Starter é a versão oficial e free do jogo para PC mais vendido dos últimos dias. O jogo oferecerá quase tudo que a versão original possui com algumas ressalvas, por exemplo:
  • No ato I, você vai jogar apenas até o Skeleton King;
  • Matchmaking disponível apenas com outros jogadores da Starter Edition;
  • Sem acesso à Casa de Leilão (dinheiro real ou ouro);
  • Personagem chega somente até o capítulo 13.

Para jogar a versão gratuita, você deverá criar uma conta no site Battle.net. Mais informações e link para baixar o jogo no Baixaki.com.br

FONTE: BAIXAKI

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Papo Perspicaz agora é Enciclogeek

Boa noite pessoal,

notaram que o nome do blog mudou? Agora é Enciclogeek. O principal motivo da mudança foi o objetivo do blog que é refletir um assunto de maneira perspicaz, durante as semanas passadas, tem passado pela minha cabeça escrever sobre assuntos do mundo geek/nerd e isso me motivou a mudar o nome do blog, os senhores podem notar nas postagens anteriores a minha mudança. Seja falando do quê colecionar, das redes sociais ou dessa mídia que não traz inovação alguma para nosso mercado de entretenimento, acabei puxando o blog para essa realidade.

Portanto, irei focar mais no mundo geek tendo como base reflexões, como já vinha fazendo só que agora de maneira oficial.

Por Dan

sábado, 11 de agosto de 2012

Redes sociais geeks?

Olá pessoal,

minha decisão de postar algo a cada semana parece que vem dando certo, vamos ver se consigo manter esse ritmo já que os dias de branco (*) já começaram. Vamos ao que interessa:

Você, querido leitor, já deve ter ouvido falar dos Nerds, pessoas inteligentes, reclusas e fissuradas por um hobby, sem mencionar que não possuem vida social. Tirando o fato que essa definição faz parte do século passado e hoje qualquer pessoa que se interesse por filmes, tecnologia, quadrinhos, seriados, games, livros... É um verdadeiro Nerd ou Geek. Sim, Geek é a mais nova expressão, mais geral que a palavra Nerd, e é usada para relacionar essas pessoas. Me atrevo a dizer que devido ao peso negativo da palavra Nerd ainda nos dias de hoje, a expressão Geek venha a substituir em breve. Há atualmente um movimento crescente dos Geeks, seja pela abrangência que a palavra proporciona, seja pelo fato de que ser um é legal, além disso acabamos colecionando os hobbies que tanto gostamos.

E como tudo que é bom tem que ter um espaço na internet, os geeks fazem blogs, videoquests online, tumblr, sítios (sites) de informações, eles gostam de aparecer, e não é de se espantar que tenhamos redes sociais voltadas para os geeks e os não-geeks (geeks não assumidos) como:

http://www.skoob.com.br/
http://filmow.com/
http://www.guiadosquadrinhos.com/

O skoob é uma rede social voltada para os amantes da leitura com opções do tipo "histórico de leitura", "metas de leitura", "resenhas", "notas", "comentários" e "grupo de discussão" e isso tudo junto com um sistema catalogação e o fato de preenchemos um perfil e adicionarmos amigos. Não se limita apenas a livros, pode-se adicionar em seu catálogo revistas e quadrinhos/mangás também.

O Filmow é uma rede social no estilo do Skoob, porém voltada para as produções cinematográficas, seriados e filmes. Conta com um perfil, sistema de amigos e, claro, com um sistema de catálogo, este mais simples que o Skoob e permite comentários e notas sobre os filmes e/ou seriados adicionados.

O Guia de Quadrinhos não é bem uma rede social já que a parte social passa longe (o único contato com um usuário é ao vender ou comprar um quadrinho). O guia de quadrinhos está mais para um catálogo muito completo e fácil de usar, uma boa alternativa para o do Skoob que é relativamente demorado para se completar.

São 2,5 redes sociais para o público Geek além das famosas Twitter, Facebook, Orkut (tá, nem tão famosa), particulamente, acredito que existam outras, mas essas foram a que mais me chamaram atenção.

Para finalizar, fazendo relação com o post anterior Colecionar é saudável?, se você possui um hobby ou coleciona algo, seja bem-vindo, você é um Geek.

Por Dan.

*Dias em que voltamos para a nossa rotina, seja trabalhando ou estudando, geralmente são os dias úteis.


domingo, 5 de agosto de 2012

Colecionar é saudável?

Olá pessoal,

logo após o término de minha última postagem tive a ideia de falar um pouco sobre hobbies após olhar um pouco para minha coleção de bugigangas. Na minha infância via programas de televisão e filmes cujas coleções do protagonista ou coadjuvantes (pasmem!) era colecionar selos de cartas e/ou outras coisas retrógradas, desculpem quem se interessa por isso. Hoje a situação mudou um pouco.

Com a globalização tornando-se cada vez mais presentes nos países de primeiro e terceiro mundo, a facilidade de saber qual a inovação tecnológica ou lançamento de produtos do outro lado do planeta em questão de minutos mudou a visão do que colecionar em todo o planeta. Você, leitor, já deve ter visto algum produto com "Edição de Colecionador" estampado na embalagem e acompanhando uma série de mimos. Bom, falar um pouco sobre o que colecionar depende do gosto de cada pessoa, mas a lista é enorme, quadrinhos, livros, dvd's, blu rays, bonecos, botões, roupas, selos... São apenas bons exemplos do que colecionar. Particularmente, sou fã de quadrinhos japoneses (mangás) e esse fanatismo tem me custado em média R$ 50,00 (cinquenta reais) por mês, minha segunda paixão são os filmes e suas mídias e mimos, não sou tão fã para comprar todo mês algum filme, mas compro quando surge alguma promoção (vida de pobre é assim).

Tudo tem um limite e quando o produto colecionável se torna uma obsessão a ponto de prejudicar seu financeiro e até mesmo sua vida social, obviamente o ato de colecionar deixou de ser algo saudável. Em um mundo em que crescemos para tornarmos assalariados com uma rotina já definida no momento em que acordamos, qualquer novidade ou fuga da realidade (como costumam dizer os poetas) é muito bem-vinda. Então sim, ter algo em que se apegar, em que se entreter e, principalmente, em que se dedicar é saudável. Não é de se espantar, por exemplo, que o mercado de colecionáveis aumente no mundo inteiro, não é de se espantar que as importações aumentem e, para finalizar, não é de se espantar que vivemos mais felizes.

Vivemos em um mundo capitalista num país capitalista, porque não tirar proveito desse estilo econômico em que podemos ter ou invés do necessitar? Minha sugestão: se encontrar algo que goste e que queira,  pense bem, avalie todas as consequências e, depois, compre (ou deixe para a próxima).

Por Dan

sexta-feira, 20 de julho de 2012

TV medíocre

Boa noite,

há um tópico que vez ou outra é motivo discussões em fóruns, redes sociais e até mesmo no youtube e hoje é a vez do Papo Perspicaz, o interessante é que navegantes de todas as faixas etárias participam de um debate sobre a mediocridade da televisão aberta e, recentemente, da fechada.

Não é necessário ser um expert nem ter muita idade para perceber o quanto de tempo que perdemos para achar um canal que nos satisfaça e quando não encontramos, a cultura de sempre 'setarmos' a rede Globo nos faz tomar esse canal como segunda opção.

É normal os canais abertos serem medíocres, me atrevo a dizer que é cultural. Vejamos as produções dos nossos canais abertos que são... novelas, novelas e... novelas. Tá, no começo e no fim do ano a Rede Globo lança as mini-séries de qualidade semelhantes as ditas cuja, o único seriado com um pouco mais de qualidade foi "Rei Davi" (Rede Record). Os queridos leitores já devem ter ouvido falar que o Brasil é o país que mais produz as novelas, e logo depois o México, e isso é ruim? Sinceramente não. O ruim é que nossa produção televisiva não passa disso, filmes de qualidade, seriados com uma trama mais elaborada e entretenimento não existe em nosso país.

Quantos filmes e/ou seriados brasileiros ganharam prêmios internacionais recentemente? O que chegou mais perto foi Tropa de Elite e não ganhou. O que falta? Atores? Criatividade? Um pouco de cada, eu respondo. Um elenco reservado com relativas aparições na tevê e uma trama que identifique um pouco o Brasil e seu povo.

Comparações aqui com novelas estão totalmente descartadas, há pouquíssimos negros, sempre há alguém rico demais e protagonistas (que são as vítimas, vale salientar) que possuem uma vida meio que perfeita com exceção daquele(a) que quer destruí-la. Ops... acabei de contar a fórmula do sucesso. Bom, vocês acham realmente que isso representa o povo brasileiro? Falta reflexão. Acredito que há apenas um ator que se enquadre no descrito anteriormente que é o "Rodrigo Santoro", aparecer demais mancha a imagem e ele sabe disso, quantas novelas ele fez nos últimos 3,4 anos? Nenhuma. Os outros atores famosos tem mais novelas que eu tenho de idade, não causam tanto impacto quando os vemos na TV, inconscientemente, pensamos "ele/ela de novo...".

Apesar da falta de investimento em boas produções na TV aberta, a TV paga pode até ser uma saída para  alguns, contudo muitas vezes deixam a desejar. A mediocridade chegou lá também. Quem possuía a TV a cabo no começo dos anos 2000 notava a qualidade dos programas e frenquentemente lembram como já foi bom, há alguns boatos na internet informando o motivo da queda de qualidade, um deles é de que a audiência desses canais passou a ser medida, consequentemente, um briga entre as emissoras começou a fim de conseguir mais e mais anunciantes em detrimento das atrações. Existem outras como a questão da venda de produtos que é inversamente proporcional a audiência e as empresas querem ter ambos (boa venda e audiência), algumas até conseguem, misturando boas atrações (leia-se alto investimento), consequentemente,  alta audiência. De um modo geral, as emissoras querem baixo custo em suas produções e alta audiência.

Algo que me chamou atenção recentemente é o fato de que até os programas para crianças perderam sua qualidade, não vemos desenhos com alguma história ou lição de moral para nossos pequenos, não me admira que as crianças estejam tão precoces hoje em dia. Os desenhos japoneses que antes eram uma febre, foram extintos da TV aberta (com exceção de Pokemon na Rede TV) e estão em processo na TV paga. Uma pena.

Para finalizar, sabe o que podemos fazer agora para termos alguma mudança em um futuro próximo? Desligar a televisão e abrir um livro.

Por Dan



domingo, 4 de março de 2012

Voltando

É... depois de alguns meses (quase 5) sem aparecer aqui, acho que é hora de voltar.


Bom, é muito provável que vocês já tenham visto esse vídeo do José Serra que vez ou outra, com ajuda de sua ignorância, consegue passar um mico em rede nacional:




Bolinha de papel, previsão de crise errônea, série de denúncias no livro Privataria Tucana e agora o camarada não sabe o nome do país em que "vive".

Há 2 motivos para eu ter colocado as aspas, o primeiro é que o tucano já provou milhões de vezes que não se preocupa com o Brasil, o segundo, obviamente, é uma piadinha sobre o Estados Unidos do Brasil que deve ser o país em que o Serra vive (dessa vez, sem aspas).

Abaixo um trecho maior da entrevista:


Por Dan